Porcelanato madeira ou taco: quais as vantagens e desvantagens de cada um?

6 minutos para ler

Você é do time que prefere um chão aconchegante revestido com tacos ou não abre mão da praticidade do porcelanato de madeira? Ambas opções possuem características distintas e apresentam diversos benefícios de uso, fazendo com que a escolha se torne difícil.

Para auxiliar nessa decisão, apresentamos neste post os pontos fortes e fracos de cada um desses revestimentos. Confira!

Pontos fortes do taco de madeira

Além do charme e da estética que só a madeira oferece, esse tipo de revestimento proporciona vários outros benefícios. Confira, a seguir, alguns deles!

Durabilidade

Por ser orgânica e com boas chances de deterioração, muitas pessoas acham que a madeira não é um bom material para revestimento. Porém, quando é devidamente tratada, sua durabilidade pode ser muito grande. Outro ponto que influencia diretamente na vida útil é a manutenção e o cuidado necessário para que dure bastante.

Além disso, se for feito um bom serviço de higienização e proteção contra agressões, o piso pode durar por muito tempo. Isso porque uma das melhores características da madeira é poder manter sua integridade por décadas. A única necessidade é a aplicação de um bom verniz de tempos em tempos para que, assim, seja possível renovar o visual do revestimento.

Praticidade

Tanto em relação à sua instalação quanto à manutenção e limpeza, os tacos de madeira se revelam como uma opção prática de piso. Para instalar não é exigido muito trabalho e a sua fixação é bastante simples, feita basicamente por meio de pregos ou cola adequada a esse tipo de material.

Já a limpeza desse tipo de piso não é difícil de ser realizada. Uma vassoura e um pano úmido são suficientes para higienização e não é necessário aplicar nenhum produto específico ou esfregar para que fique limpo.

Conforto

Por conta de seu material, que é um mau condutor de som e calor, a temperatura nos cômodos se mantém mais estável, o que é capaz de deixar os ambientes agradáveis durante o ano todo. Já o isolamento acústico oferece privacidade, pois evita que os sons vindos de fora incomodem e que os sons do interior se projetem para além do local.

Pontos fracos do taco de madeira

Mesmo com vantagens, esse tipo de revestimento também apresenta algumas desvantagens.

Preço mais elevado

A questão do preço pode ser uma desvantagem para os tacos de madeira. Além do custo do produto em si, que é bastante dispendioso, a instalação também exige mão de obra especializada e, por esse motivo, encarece ainda mais. Então cabe a você calcular o custo-benefício.

Manutenção

Como mencionado, a limpeza desse piso não é difícil de ser realizada. Porém, a manutenção para que ele se mantenha bonito por mais tempo e sempre com brilho pode ser um pouco exigente. Isso porque é preciso encerar com frequência para conseguir resultado, o que pode custar um pouco a mais no orçamento por conta dos produtos específicos.

Baixa resistência à umidade

A última desvantagem sobre esse piso é a sua vulnerabilidade em relação à umidade. Mesmo uma baixa quantidade sobre ele já é capaz de deteriorá-lo, o que pode não agradar alguns consumidores. Por conta disso, é preciso ter atenção redobrada para que nenhum tipo de líquido seja derramado.

Pontos fortes do porcelanato que imita madeira

O custo-benefício desse revestimento pode ser o primeiro fator que chama a atenção em relação ao seu uso, porém, existem outras vantagens. Confira algumas!

Durabilidade

Ao ser comparado a outros tipos de revestimento, como a própria madeira, o laminado e mesmo outras variedades de porcelanato, por exemplo, esse tipo de piso oferece diversas vantagens, como grande resistência a quebras e a riscos e alta durabilidade. Além disso, não é inflamável, suporta altas temperaturas e não sofre depreciação com o passar do tempo.

Facilidade de limpeza e manutenção

Independentemente do seu uso, seja em áreas externas, como decks, ou na parte interna da casa e até em cômodos mais propensos a umidade, como cozinhas e banheiros, o porcelanato de madeira não necessita de um tratamento na superfície, o que ajuda muito na manutenção e a torna bastante simples.

Esse tipo de revestimento também possui a vantagem da facilidade de limpeza diária. Uma vassoura de cerdas macias ou um pano macio já são capazes de deixá-lo limpo. Para limpar de uma forma um pouco mais profunda, é possível utilizar uma solução de detergente neutro diluído em algumas partes de água.

Sustentabilidade

Um ponto muito importante, o porcelanato que imita a madeira é uma ótima alternativa sustentável para quem deseja ter esse tipo de acabamento em um revestimento sem que seja necessário derrubar qualquer árvore para alcançar esse objetivo. A reprodução precisa das características de inúmeras espécies e torna esse processo ainda mais consciente, já que existem diversas opções no mercado. Uma delas vai ser a ideal!

Realidade

As linhas e os frisos de cada peça são feitos de forma diferente e exclusiva para que sejam intencionalmente distintos e não causem aquela sensação de que todas as peças são as mesmas, como se tivessem sido carimbadas. O resultado fica o mais fiel possível à madeira natural, proporcionando um conforto estético maior para o ambiente.

Pontos fracos do porcelanato que imita madeira

Agora que você já conhece as vantagens desse revestimento, precisamos mostrar algumas desvantagens do seu uso.

Baixa proteção térmica

Por ser um piso frio, o porcelanato de madeira não oferece um conforto térmico muito grande e isso pode incomodar algumas pessoas — o que é ainda mais perceptível se instalado em regiões mais frias. A solução pode ser contar com tapetes para diminuir essa sensação.

Baixa proteção acústica

Outra desvantagem desse tipo de piso é o fato de ele não contribuir para o conforto acústico do ambiente. Isso acontece de forma mais perceptível em locais maiores, a propósito. Ao invés de abafar os sons, principalmente os causados pelos calçados, esse tipo de revestimento reverbera ainda mais, o que pode ser bastante incômodo.

Como você pode perceber, existem vantagens e desvantagens entre os tacos e o porcelanato de madeira, sendo que esse último pode se apresentar como mais vantajoso entre as duas opções. Seja para construir ou reformar, cabe a você decidir qual utilizar em sua casa, então esperamos que leve todas essas informações em consideração na hora da escolha.

Gostou das informações do texto? Quer saber mais sobre o porcelanato que imita madeira? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário