Conheça 4 opções de revestimentos para quartos mais aconchegantes

6 minutos para ler

Você sabia que é possível utilizar revestimentos para quarto? Como esse é um ambiente que precisa ser aconchegante, um lugar de descanso e relaxamento, usar materiais corretos além da pintura pode aumentar ainda mais essas sensações. Ao revestir as paredes, é possível transmitir ainda bastante personalidade, o que agrega ainda mais valor à decoração do cômodo como um todo.

As opções são diversas e cada uma delas tem um papel fundamental na contribuição para deixar o espaço mais acolhedor e agradável para os momentos de descanso tão merecidos. Por esse motivo, neste post, mostraremos 4 opções maravilhosas de revestimento e formas de utilizá-los. Confira!

1. Porcelanato que imita madeira 

Seja por praticidade ou pelo custo-benefício que esse tipo de revestimento apresenta, instalá-lo no quarto pode ser uma boa pedida. Mesmo que seja um material frio, o porcelanato amadeirado é reproduzido com tanta fidelidade ao original que é capaz de transmitir a mesma sensação de aconchego.

Bastante versátil entre todos os revestimentos para quarto, pode ser aplicado tanto em todas as paredes como em somente uma para produzir um ponto focal na decoração, além de poder ser combinado com o revestimento do piso, o que causa a sensação de um chão infinito. A disposição das peças escolhida na hora da instalação também pode variar para deixar o cômodo com uma paginação exclusiva. Aqui, vale instalar na diagonal, na vertical, na diagonal, em forma de escama de peixe. São várias possibilidades!

Uma dica para escolher o melhor porcelanato que imita madeira para usar como revestimento para o quarto é decidir o estilo da decoração em primeiro lugar. Com isso em mente, leve em consideração o tamanho do cômodo para, a partir daí, escolher os tons das peças. Os mais claros são ótimos para áreas pequenas, pois causam a sensação de um espaço visual maior. Já os tons mais próximos ao natural da madeira remetem a um ambiente mais rústico.

Outro ponto de atenção ao pensar em revestimentos para quarto utilizando o porcelanato amadeirado é no tamanho de cada peça. Dê preferência para as réguas, que se assemelham mais ao piso de madeira e evite as placas quadradas, pois elas não são tão fiéis ao reproduzir o material original e isso pode fazer com que o efeito desejado não seja alcançado.

2. Porcelanatos decorativos para paredes 

Esse é um dos revestimentos para quarto onde o céu é o limite na hora de utilizá-lo. Como existem inúmeras possibilidades de uso e de combinações, brincar e ousar fica cada vez mais fácil. Uma das formas de utilização é pensar em uma única parede de destaque e nela montar um lindo mosaico com peças que harmonizem a composição.

Os painéis decorativos com estampas e detalhes em 3D são uma tendência muito forte que já é bastante utilizada. Produzidas em placas individuais, assim que são instaladas formam um belo desenho cheio de detalhes. Há disponíveis no mercado diversas formas e estampas, o que é um prato cheio para quem quer ousar e apostar em uma parede mais divertida ou até mesmo mais séria e luxuosa. Há inúmeras possibilidades.

Com esses revestimentos decorativos também é possível fazer combinações, utilizar cores contrastantes, formar desenhos com estampas, combinar com o piso, fazer uma paginação diferente. Também há a possibilidade de revestir somente meia parede, assim o revestimento combina ou contrasta com a cor escolhida para o resto da parede, o que pode ser um detalhe a mais para a decoração do quarto.

3. Porcelanato como cabeceira de cama 

Aproveitando a dica do tópico anterior, é possível escolher um tipo de porcelanato — ou vários modelos diferentes — para simular a cabeceira da cama. Para isso, é só calcular o espaço que a original ocuparia no cômodo e instalar a quantidade de peças necessárias do revestimento para que o resultado seja satisfatório.

Aqui também é possível ousar, se for a proposta da decoração do ambiente como um todo, ou utilizar peças mais clean ou nem tão chamativas se o intuito for algo mais sutil ou romântico, por exemplo. Lembre-se de que o objetivo é fazer com que esse espaço seja aconchegante, mas não se prenda a essa sensação na hora de escolher o revestimento que mais lhe agradar.

Para dar algumas sugestões, é possível usar revestimentos para quarto coloridos em 3D, porcelanatos que imitem madeira, peças que imitam pedras — como o mármore, por exemplo —, revestimentos que imitem ladrilhos hidráulicos. Tudo vai depender da personalidade da pessoa que utilizará o ambiente. Lembre-se de que também é possível ousar na paginação da instalação das peças, assim como é totalmente ok misturar materiais diferentes ou estampas diferentes.

4. Porcelanato que imita cimento queimado 

Bastante utilizado em decorações industriais, esse tipo de revestimento é comumente usado no piso, mas já vem sendo instalado nas paredes para dar mais atitude ao ambiente. Produzido em placas de diversos tamanhos, é extremamente durável e conta com ótima resistência mecânica. Além disso, é atérmico, o que significa que é capaz de dissipar o calor com mais facilidade por conta do material poroso utilizado em sua fabricação.

Quando combinado com o piso, pode causar sensações diferentes no quarto. Por esse motivo, é preciso pensar na sua utilização antes de optar pela escolha dele. Combinar o mesmo revestimento também no chão, por exemplo, pode passar a sensação de um ambiente mais frio. Já se for combinado com um piso de madeira, mesmo que seja com o porcelanato que imita esse material, a sensação causada será de aconchego, um local acolhedor. Tudo vai depender da intenção de uso e da decoração do espaço.

Como você pode perceber, existem diversos tipos de revestimentos para quarto e cada um deles tem um propósito dentro da decoração desse ambiente. Por fim, é preciso pontuar que utilizar porcelanato nas paredes e no chão pode ajudar a controlar problemas de umidade. Se o local em que você mora é atingido por esse incômodo, pode ser uma boa fazer esse investimento que vai além da decoração. Por isso, leve as dicas contidas neste post em consideração na hora de escolher a melhor opção para a sua casa!

Gostou do assunto do post? Então aproveite e conheça agora tudo sobre revestimento cerâmico externo

Posts relacionados

Deixe um comentário